SINDIMÓVEIS DF participou da Cerimônia de Juramento à Profissão

O SINDIMÓVEIS DF foi convidado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis 8ª Região para se fazer presente e também para compor a mesa de autoridades, prestigiando o maior evento já visto em toda a história do CRECI-DF, onde quase 2 mil corretores de imóveis puderam enfim prestarem o seu juramento à profissão, e assim estarem aptos ao exercício da profissão.

Com a presença de mais de 4 mil pessoas, o
CRECI-DF autorizou que 1.923 novos corretores de imóveis possam exercer plenamente a profissão. A Cerimônia de Juramento aconteceu no Arena Hall, com a entrega da carteira da entidade aos formandos das turmas dos cursos de 2020 e 2021. A solenidade também homenageou o mais antigo corretor em atividade no DF, Getúlio Romão Campos, que está na profissão desde 1969, atual 2º Vice-Presidente do SINDIMÓVEIS DF.

O Bispo Robson Rodovalho foi convidado para dar a benção aos novos corretores, mas por motivo de força maior não pode comparecer devido a compromissos da igreja, deixando uma mensagem em vídeo a todos os corretores.

Comporam a mesa diretora, Presidente do COFECI, Sr. João Teodoro; Presidente do CRECI-DF, Sr. Geraldo Nascimento; Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Sra. Cristiane Rodrigues Britto; o empresário Paulo Octávio, acompanhado pelo filho André Octávio Kubitschek, bisneto de JK, o fundador da capital; o Diretor Executivo do BRB, Sr. Dario Oswaldo Garcia Júnior; o Presidente do SINDIMÓVEIS-DF, Sr. Antônio Bispo Júnior; e os Conselheiros do CRECI-DF, Sr. Diego Henrique Gama, Sr. Ricardo Valim Porto, Sr. Leonardo Araújo e a Conselheira do CRECI-DF Sra. Maria Alice.

Na oprtunidade, o empresário Paulo Octávio, foi homenageado como integrante da classe, o qual falou da sua vinda para Brasília e da carreira como corretor de imóveis, incentivando os novos profissionais a agirem sempre com ética para realizarem grandes negócios.

O Presidente do CRECI-DF Geraldo Nascimento fez um grandioso discurso, direcionado aos corretores de imóveis, bem como fez um pedido especial ao Governador Ibaneis Rocha, que infelizmente não pode comparecer, apesar do convite, solicitando ações que não só beneficiem os corretores de imóveis, como também o GDF, no que tange a arrecadação de impostos, com reserva de mercado.

Confira o discurso na íntegra:

"Senhoras e senhores Corretores de Imóveis, autoridades, amigos e demais presentes, boa noite!

Em nome do CRECI DF, quero dizer que este é um momento memorável, um momento de gratidão, gratidão a Deus pela vida e por ter nos dado o privilégio de superar um período pandêmico tão tenebroso, e que ainda estamos enfrentando, e lamentar pelas perdas dos nossos familiares e amigos que não tiveram a mesma oportunidade de estarmos aqui.

E por este privilégio, agradecer e parabenizar em especial, a todos vocês Corretores e Corretoras, pela profissão escolhida e pela dedicação e esforço que cada um despendeu, para conquistar o tão almejado título de Corretor de Imóveis. O mercado Imobiliário do Distrito Federal é um dos mais pujantes do País e em nossa gestão, temos nos preocupado com a capacitação pós-formação dos nossos profissionais.

E para isso, colocamos à disposição, cursos online e EAD para todas as atividades vertentes que envolve a nossa profissão, e seguimos à risca as prerrogativas da nossa autarquia, quais sejam, credenciar, disciplinar, fiscalizar, valorizar, qualificar e viabilizar o exercício legal da profissão, afinal, somos guardiões da sociedade, e da categoria dos Corretores de Imóveis.

Temos nos deparado com muitos desafios, e de forma pontual, superado com maestria cada um deles, combatendo diariamente a delinquência estranha a nossa categoria, como quadrilhas de contraventores e falsificadores de documentos, que se passando por proprietários, e ainda anunciam em portais que aceitam publicidade de pessoas desconhecidas.

Tivemos recentemente uma situação de desrespeito aos corretores, e de desserviço generalizado a toda a sociedade, com campanha realizada por uma grande empresa de anúncios, estimulando os proprietários de imóveis a não utilizarem os serviços de um corretor, anunciando diretamente no portal, e com isso eliminando a comissão do corretor de imóveis.

Sabemos todos que a corretagem de imóveis é considerada uma atividade essencial para garantir o direito fundamental à moradia, previsto na Constituição Federal, artigo 6º. Tanto a lei do corretor de imóveis quanto a sua atualização, representam um avanço em uma profissão que faz parte da cadeia produtiva da construção civil e que tem grande relevância no PIB brasileiro.

Com base nestes relatos, quero deixar aqui, dois pedidos:

O primeiro deles é direcionado aos atuais e novos corretores:

Evitem anunciar em portais que aceitem o anúncio de proprietários, pois além destes portais trabalharem contra nós, ainda são utilizados por pessoas inescrupulosas que se passam por proprietários para extraírem vantagens ilícitas e muitas vezes em nome dos proprietários.

O segundo pedido é direcionado ao nosso Governador Ibaneis Rocha:

Caríssimo governador, sabemos do seu carinho especial aos Corretores de Imóveis, e por isso temos a absoluta certeza que analisará com atenção o nosso pedido para apresentar um Projeto à Câmara Legislativa, com o objetivo de reduzir o ITBI para as transações realizadas COM A INTERMEDIAÇÃO DE UM CORRETOR DE IMÓVEIS.

Tal medida trará os seguintes resultados:

- O primeiro é a inibição de falsários atuando no mercado imobiliário.

- O segundo é a proteção de toda a sociedade, preservando a integridade do patrimônio.

- O terceiro é o consequente aumento da arrecadação para os cofres do Distrito Federal com reserva de mercado.

Imaginamos que um projeto como este, além de nos valorizar, também trará benefícios para a sociedade e também para a nossa cidade.

Contamos com o seu apoio Sr. Governador!

Vamos apoiar o nosso Governador, e também apoiar pessoas que nos represente na Câmara Legislativa.

Meu muito obrigado a todos."

Por sua vez, o SINDIMÓVEIS DF foi devidamente reconhecido, compondo a mesa diretora pelo seu Presidente Antônio Bispo, que também se pronunciou, colocando a entidade à disposição dos novos corretores, em defesa dos seus direitos como profissionais, incentivando-os a se filiarem e fortalecerem a única entidade que luta em prol dos direitos da categoria.

EDIÇÃO: DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

Contribua, apoie e fortaleça o seu sindicato!

*CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS & COMPARTILHE NOSSAS PUBLICAÇÕES*

LINKEDIN* - HTTPS://WWW.LINKEDIN.COM/COMPANY/SINDIMOVEISDF